Os
caprichos das distribuidoras que operam no diminuto mercado português deixam o
Cinéfilo Preguiçoso fora de si. Um exemplo entre tantos: “Clouds of Sils
Maria”, de Olivier Assayas, várias vezes anunciado e cujo rasto na lista de
próximas estreias é agora impossível de encontrar. Constata-se com alívio que a
carência de novidades é em parte compensada por algumas reposições. Na
retrospectiva de Rossellini que o Nimas está a mostrar, podemos comparar entre
si dois dos três filmes da chamada “trilogia da guerra”: “Roma, Cidade Aberta”
(1945) e “Paisà” (1946), além da proximidade cronológica, partilham o cenário
de uma Itália abalada pelos últimos estertores da Segunda Guerra Mundial e o estilo
despojado que os guindou, com ou sem razão, ao estatuto de representantes do
neo-realismo. Setenta anos depois, torna-se claro que “Paisà”, graças à
agilidade da realização, ao equilíbrio notável entre os diferentes episódios, à
quase total ausência de retórica e à capacidade de fazer coexistir acção e clarividência
psicológica, envelheceu melhor. Porém, a força de “Roma, Cidade Aberta”, que
tanto deve à interpretação extraordinária de Aldo Fabrizi, permanece intacta.
Estes filmes voltarão a passar nos próximos dias 27 e 29 de Abril. Por essa
altura, o IndieLisboa já estará aí, para alegria de todos.