A Festa
do Cinema Francês já conheceu melhores dias em Lisboa. O Cinéfilo Preguiçoso
lembra-se não só de sessões esgotadas, com a presença do realizador ou de algum
actor emblemático, mas também de olhar para o programa e concluir tristemente
que não ia ter tempo para ver todos os filmes que lhe interessavam. Este ano só
um filme pareceu suficientemente convidativo: Caprice (2015), realizado por Emmanuel Mouret. Não se percebe muito
bem por que razão este realizador (nascido em 1970) não é mais reconhecido pelo
público português. Os seus filmes evocam imediatamente duas influências
fortíssimas: Woody Allen e Éric Rohmer. Certas sequências e alguns temas deste Caprice parecem extraídos de filmes do
realizador nova-iorquino: a relação entre um homem desastrado e uma mulher
belíssima, mas aparentemente inatingível; os mal-entendidos e os actos
irracionais da vida sentimental de pessoas com idade para terem juízo; conversas
em restaurantes ou cafés; mesmo a presença do realizador como protagonista dos
seus filmes é alleniana. A influência de Éric Rohmer aparece aqui filtrada por
um tópico mais propriamente proustiano: a ideia de que as relações amorosas
mais duradouras são decididas por um acaso. Rohmeriano é também o contraste
entre as duas personagens femininas que dividem o protagonista: uma delas é «a
escolhida», uma actriz famosa e mulher perfeita que o protagonista há muito
desejava à distância, mas com quem as coisas parecem não funcionar com a
intensidade previamente imaginada; a outra é «a encontrada», uma jovem aspirante
a actriz, imprevisível e perigosa, que, contudo, não só percebe que a relação
entre os dois seria a combinação perfeita, como também acaba, através de uma
edição cuidadosa, por transformar num sucesso a peça aborrecida escrita pelo
protagonista. Ainda que herdeiro destas influências fortes, Emmanuel Mouret
produz um cinema único que, na sua aparente leveza e bom humor, nos deixa
sempre a pensar em temas sérios, como os meandros e as armadilhas do amor. Este
filme tem estreia prevista em sala.