30 de setembro de 2018

The Seasons in Quincy: Four Portraits of John Berger


The Seasons in Quincy (2016) é um documentário constituído por quatro curtas-metragens realizadas autonomamente, por realizadores diferentes, ao longo de cinco anos, sobre o intelectual e «contador de histórias» (era assim que preferia que lhe chamassem) John Berger (1926-2017). Estes filmes, de qualidade irregular, seguem o ritmo das estações na aldeia nos Alpes onde Berger vive desde 1973, traçando um retrato mais poético do que informativo de algumas das suas facetas – enquanto artista, ensaísta, romancista, contista, activista, apresentador de programas de televisão sobre arte, amigo, pai, marido – por meio de conversas, imagens de arquivo, leituras de textos, imagens da sua casa e da arte que possui ou produziu. A segunda e a terceira curtas-metragens («Spring», real. Christopher Roth, e «A Song for Politics», real. Bartek Dziadosz e Colin MacCabe) exploram vertentes mais públicas da vida de Berger, nomeadamente a sua perspectiva sobre a relação entre os seres humanos e os animais, e uma conversa sobre o capitalismo com vários intervenientes, entre os quais o escritor Ben Lerner. A primeira («Ways of Listening», real. Colin MacCabe) e a quarta («Harvest», real. Tilda Swinton), sobre dimensões mais privadas, são, no entanto, mais interessantes. A primeira acompanha o reencontro entre Berger e Tilda Swinton, que, partilhando a mesma data de aniversário com trinta e quatro anos de diferença, explicam que sempre tiveram uma ligação especial, como se ambos já se conhecessem há muito tempo e tivessem «saído na mesma estação de comboio». A quarta curta-metragem tem como intervenientes principais os filhos gémeos de Tilda Swinton e o próprio filho de Berger, que exploram o espaço de Quincy na sua ausência. Não sendo uma obra-prima inesquecível, The Seasons in Quincy distingue-se por um ritmo bucólico e lento que propicia a reflexão, incluindo alguns momentos comoventes,  como aquele em que os filhos de Tilda Swinton comem framboesas em frente da fotografia daquela que plantou os seus arbustos (Beverly, a terceira mulher de Berger, que aparece na primeira curta-metragem, mas que já tinha morrido quando «Harvest» foi filmada). Funciona tanto enquanto homenagem como enquanto apresentação ao universo de uma figura riquíssima que, talvez pela dimensão e pelo carácter polifacetado da sua obra, ainda não é tão conhecida e valorizada como com toda a certeza virá a ser. The Seasons in Quincy é uma produção do Derek Jarman Lab, um centro de investigação sobre cinema associado à Universidade de Birkbeck, em Londres.