Nos
planos finais do filme O Grande Museu (real. Johannes Holzhausen, 2014) eram focados diferentes
pormenores de uma das telas em que Bruegel representou a Torre de Babel,
exposta no Museu de História da Arte de Viena. Em National Gallery (2014), Frederick
Wiseman também trabalha esta visão de museu como um edifício em permanente
construção e desconstrução, onde toda a gente fala linguagens diferentes sem
chegar a um consenso estável. Contudo, enquanto The Great Museum abordava exclusivamente
o museu vienense, o filme de Wiseman, fascinado pela diversidade dos discursos
e comportamentos dos funcionários do museu londrino, desencadeia uma reflexão
sobre arte que ultrapassa a questão dos limites físicos e circunstanciais do
espaço museológico. Contrastando momentos de visitas guiadas, de aulas, de
reuniões da direcção, de um espectáculo de dança inspirado por uma exposição
dedicada a Ticiano e de discussões sobre assuntos tão diferentes como restauro,
propriedades físicas das obras de arte e acções de marketing, Wiseman mostra
que não há realmente oposição entre interpretações subjectivas e interpretações
supostamente objectivas tanto das obras de arte como da própria instituição do
museu. Em relação a este tema, destacam-se dois momentos. Num deles, um
especialista explica que, ainda que o restauro se apoie em estudos exaustivos
dos objectos, restaurar uma obra nunca pode ser simplesmente reconstituir o seu
estado original; este processo exige uma reinterpretação da obra de arte
tomando em consideração o contexto em que esta passará a integrar-se e não só o
seu passado. Noutro momento, durante uma conversa sobre uma tela de Vermeer,
uma historiadora afirma que o importante nas obras de arte é a capacidade destas
de reterem a nossa atenção sempre que nos aconteça observá-las, muitas vezes
por motivos que os ensaístas que escreveram sobre ela não previram (a hora do dia, a pessoa com quem se
está, um pormenor, uma tonalidade, um gesto, uma acção). Deste modo, Wiseman demonstra que, mesmo num museu, a arte faz parte da vida.