O Grande Museu (real. Johannes Holzhausen, 2014) é um
documentário sobre o Museu de História da Arte de Viena que estreou em Portugal
conjuntamente com National Gallery,
do veterano Frederick Wiseman (que o Cinéfilo Preguiçoso ainda não viu, mas espera
ver em breve). Além da ligação temática óbvia, existem semelhanças de registo e
método que justificam o emparelhamento destes filmes. Como costuma acontecer
nos documentários de Wiseman, Holzhausen abdica dos comentários e abrange uma
grande diversidade de facetas, escalas e aspectos, sem parecer obedecer a
qualquer sistema ou hierarquia. O resultado é um convite tácito a que o
espectador crie as suas próprias narrativas, o que não quer dizer que o
realizador pretenda oferecer objectividade absoluta, situando a subjectividade
interpretativa totalmente na recepção do filme. Filmar e escolher aquilo que se
mostra implica tomar partido e influi nas dinâmicas do que é filmado, como se
pode constatar vendo como os participantes, dos directores aos conservadores,
passando pelos vigilantes, resistem mal à tentação (ou ao incitamento do
realizador?) de dramatizar as suas intervenções e representar pequenas cenas,
de acordo com aquilo que se espera que suceda num filme. Subsiste uma noção de
museu como máquina dotada de lógica e orgânica, sustentada por uma
multiplicidade de gestos e negociações quotidianos, onde se esbate a distinção
entre as minúcias do protocolo para receber o Presidente da República e a
avaliação dos estragos provocados num quadro pelo escaravelho-da-farinha.