O
Cinéfilo Preguiçoso gravou La
Pointe Courte (1955), a primeira longa-metragem de Agnès Varda, quando a
RTP2 a passou, há algumas semanas, mas só agora teve tempo para ver. Este filme, que também será exibido pelo Cinema Ideal a partir de 31 de Maio,
inclui duas correntes que avançam paralelamente, quase nunca interagindo, ambas
situadas na vila piscatória identificada no título. A primeira corrente, em
torno de um casal que discute uma possível separação, é menos interessante, tanto
pelo tema como por cultivar uma estilização demasiado próxima não só de
Ingmar Bergman – Silvia Monfort, a actriz principal, tem um aspecto nórdico que
lembra as actrizes do cineasta sueco, ostentando uma semelhança extraordinária
com a actriz Ingrid Thulin –, mas também de Alain Resnais, que, aliás, assegura
a montagem do filme. A segunda corrente,
retratando o quotidiano dos pescadores, apesar de parecer secundária e mais
documental, anuncia desde logo um dos traços distintivos mais importantes do
cinema de Varda: a atenção a pessoas e coisas que habitualmente passam
despercebidas, por serem consideradas insignificantes. Aí encontramos planos,
imagens e sequências em torno de elementos como barcos, roupa a secar, peixes
estranhos, gatos, ou pequenas conversas e dilemas, que não encontramos na obra de
mais nenhum realizador. La Pointe Courte
é considerado por muitos um dos filmes precursores da Nouvelle Vague. Deixando
de lado as polémicas estéreis sobre se Varda, Resnais e Demy fazem parte do grupo de
cineastas da Nouvelle Vague, ou se esse
epíteto deve ser reservado ao núcleo duro dos Cahiers du Cinéma, é inegável que este filme tem muitas semelhanças
com as primeiras obras de Godard, Truffaut ou Chabrol: orçamento reduzido,
aversão à filmagem em estúdio, liberdade formal. A originalidade de Varda está
na maneira como conjuga a vertente documental, a ficção e o olho de
fotógrafa, tanto neste filme como, geralmente de forma mais satisfatória,
noutros da sua longa carreira.
Outro
filme de Agnès Varda no Cinéfilo Preguiçoso: Olhares, Lugares.