27 de maio de 2018

La Pointe Courte


O Cinéfilo Preguiçoso gravou La Pointe Courte (1955), a primeira longa-metragem de Agnès Varda, quando a RTP2 a passou, há algumas semanas, mas só agora teve tempo para ver. Este filme, que também será exibido pelo Cinema Ideal a partir de 31 de Maio, inclui duas correntes que avançam paralelamente, quase nunca interagindo, ambas situadas na vila piscatória identificada no título. A primeira corrente, em torno de um casal que discute uma possível separação, é menos interessante, tanto pelo tema como por cultivar uma estilização demasiado próxima não só de Ingmar Bergman – Silvia Monfort, a actriz principal, tem um aspecto nórdico que lembra as actrizes do cineasta sueco, ostentando uma semelhança extraordinária com a actriz Ingrid Thulin –, mas também de Alain Resnais, que, aliás, assegura a montagem do filme.  A segunda corrente, retratando o quotidiano dos pescadores, apesar de parecer secundária e mais documental, anuncia desde logo um dos traços distintivos mais importantes do cinema de Varda: a atenção a pessoas e coisas que habitualmente passam despercebidas, por serem consideradas insignificantes. Aí encontramos planos, imagens e sequências em torno de elementos como barcos, roupa a secar, peixes estranhos, gatos, ou pequenas conversas e dilemas, que não encontramos na obra de mais nenhum realizador. La Pointe Courte é considerado por muitos um dos filmes precursores da Nouvelle Vague. Deixando de lado as polémicas estéreis sobre se Varda, Resnais e Demy fazem parte do grupo de cineastas da Nouvelle Vague, ou se esse epíteto deve ser reservado ao núcleo duro dos Cahiers du Cinéma, é inegável que este filme tem muitas semelhanças com as primeiras obras de Godard, Truffaut ou Chabrol: orçamento reduzido, aversão à filmagem em estúdio, liberdade formal. A originalidade de Varda está na maneira como conjuga a vertente documental, a ficção e o olho de fotógrafa, tanto neste filme como, geralmente de forma mais satisfatória, noutros da sua longa carreira.

Outro filme de Agnès Varda no Cinéfilo Preguiçoso: Olhares, Lugares.