The Seasons in Quincy (2016) é um documentário
constituído por quatro curtas-metragens realizadas autonomamente, por realizadores
diferentes, ao longo de cinco anos, sobre o intelectual e «contador de
histórias» (era assim que preferia que lhe chamassem) John Berger (1926-2017). Estes
filmes, de qualidade irregular, seguem o ritmo das estações na aldeia nos Alpes
onde Berger vive desde 1973, traçando um retrato mais poético do que
informativo de algumas das suas facetas – enquanto artista, ensaísta,
romancista, contista, activista, apresentador de programas de televisão sobre
arte, amigo, pai, marido – por meio de conversas, imagens de arquivo, leituras
de textos, imagens da sua casa e da arte que possui ou produziu. A segunda e a
terceira curtas-metragens («Spring», real. Christopher Roth, e «A Song for
Politics», real. Bartek Dziadosz e Colin MacCabe) exploram
vertentes mais públicas da vida de Berger, nomeadamente a sua perspectiva sobre
a relação entre os seres humanos e os animais, e uma conversa sobre o
capitalismo com vários intervenientes, entre os quais o escritor Ben Lerner. A
primeira («Ways of Listening», real. Colin MacCabe) e a quarta («Harvest»,
real. Tilda Swinton), sobre dimensões mais privadas, são, no entanto, mais
interessantes. A primeira acompanha o reencontro entre Berger e Tilda Swinton,
que, partilhando a mesma data de aniversário com trinta e quatro anos de
diferença, explicam que sempre tiveram uma ligação especial, como se ambos já
se conhecessem há muito tempo e tivessem «saído na mesma estação de comboio». A
quarta curta-metragem tem como intervenientes principais os filhos gémeos de
Tilda Swinton e o próprio filho de Berger, que exploram o espaço de Quincy na
sua ausência. Não sendo uma obra-prima inesquecível, The Seasons in Quincy distingue-se por um ritmo bucólico e lento
que propicia a reflexão, incluindo alguns momentos comoventes, como aquele em que os filhos de Tilda Swinton
comem framboesas em frente da fotografia daquela que plantou os seus arbustos
(Beverly, a terceira mulher de Berger, que aparece na primeira curta-metragem,
mas que já tinha morrido quando «Harvest» foi filmada). Funciona tanto enquanto
homenagem como enquanto apresentação ao universo de uma figura riquíssima que,
talvez pela dimensão e pelo carácter polifacetado da sua obra, ainda não é tão
conhecida e valorizada como com toda a certeza virá a ser. The Seasons in Quincy é uma produção do Derek Jarman Lab, um centro
de investigação sobre cinema associado à Universidade de Birkbeck, em Londres.