Em A Livraria (2017), adaptação do romance de 1978 de Penelope Fitzgerald realizada pela espanhola Isabel Coixet, Florence Green (Emily Mortimer) decide abrir uma livraria num casarão abandonado de uma pequena vila do Suffolk, Inglaterra. Toda a acção do filme deriva dos esforços de Florence para fazer singrar a livraria apesar da oposição de Violet, uma dama influente que multiplica as manobras para expulsar Florence e instalar um centro cultural no casarão. Se a história do cinema está cheia de filmes centrados numa personagem que sacode a letargia de uma comunidade pequena e fechada com os seus actos ou ideias, aqui temos uma personagem ligeiramente diferente: apesar de pretender apenas abrir uma livraria, Florence é completamente derrotada pela obstrução de uma figura que, interessada em preservar os seus pequenos poderes, vê nesta nova situação uma oportunidade para cultivar o prazer e a arte de manipular as pessoas. Quem narra, muitos anos depois da acção, é a rapariga contratada para ajudar Florence na livraria, e a quem esta transmite o gosto pela literatura: a relação entre Florence e a sua jovem aprendiza é, aliás, uma das facetas mais bem conseguidas do filme. É de destacar pela positiva a interpretação, no papel de Florence, de Emily Mortimer, que consegue transmitir com eficácia a determinação e a coragem da personagem. Infelizmente, no resto do elenco há prestações que não estão ao mesmo nível, resvalando por vezes para a caricatura, nomeadamente James Lance, no papel do irritante Milo North, aliado de Violet nas suas manigâncias. De referir também, pela negativa, um argumento com alguns pontos mal explorados (por exemplo, as consequências da encomenda de 250 exemplares do romance Lolita não são devidamente explicadas) e algumas metáforas visuais duvidosíssimas (como a vegetação agitada pelo vento imediatamente após a carícia – muito casta, como mandam as conveniências – trocada entre Florence e Edmund). Ainda assim, A Livraria vê-se com agrado, em grande parte porque Coixet, que assina também o argumento, teve a sensatez de não acentuar as notas nostálgicas nem de glorificar de forma excessiva a paixão bibliófila. Embora a Inglaterra de 1959 seja retratada de forma cuidadosa, e o amor pelos livros seja um tema recorrente, A Livraria é essencialmente um filme simples, sóbrio e por vezes tocante sobre a perseverança e sobre a decência nas relações humanas, mesmo quando essas atitudes são inglórias.
[De notar ainda que o
filme é dedicado a John Berger, um escritor muito apreciado pelo Cinéfilo
Preguiçoso, e autor da citação que aparece em epígrafe neste blogue.]